Fonoaudiologia
A Fonoaudiologia
é a área da saúde que visa tratar os processos da comunicação humana, como a fala. Para além de ajudar pessoas com problemas como gagueira e troca de palavras, o ramo também se encarrega de abordar outras áreas relacionadas à boca e à garganta, como, por exemplo, a deglutição e a sucção.
O que é a terapia Fonoaudiológica ?
A terapia fonoaudiológica (ou Fonoterapia) é constituída por uma série de ações que envolvem a seleção, a indicação e a aplicação de métodos, técnicas e procedimentos terapêuticos, adequados e pertinentes às necessidades e características do paciente. É indicada, por meio de avaliação específica, para habilitação ou reabilitação de casos de alterações:
-
Linguagem oral (ex.: atrasos)
-
Escrita (ex.: Trocas de letras, dificuldade com a alfabetização, com a leitura e interpretação),
-
Voz (ex.: rouquidão, disfonia, alterações vocais decorrentes de uso profissional da voz),
-
Fluência da fala (ex.: gagueira e/ou fala rápida),
-
Articulação da fala (ex.: trocas na fala),
-
Função auditiva periférica (perda auditiva) ou central (processamento auditivo),
-
Sistema mio funcional orofacial e cervical e deglutição (ex.: problemas causados por uso prolongado de chupeta, mamadeira ou sucção digital, dificuldades na mastigação e deglutição.
A Fonoaudiologia também tem a função de orientar pacientes, familiares, cuidadores e escolas, e aperfeiçoar a comunicação humana.
Quais os benefícios de levar uma criança ao fonoaudiólogo ?
A fonoaudiologia faz grandes diferenças para bebês e crianças desde os primeiros meses de vida, por isso, há diversos benefícios em levar os pequenos até esse profissional.
Primeiro, é válido ressaltar que a fonoaudiologia contribui para a comunicação eficaz das crianças. Conforme elas crescem, mais precisam se comunicar e informar o que querem e o que precisam. Com o apoio adequado, isso pode acontecer de maneira eficaz sem que a criança tenha atrasos. Isso traz à tona as vantagens de autoconfiança que a melhoria da fala garante. Muitas crianças podem se tornar tímidas ou apresentarem inseguranças por não conseguirem se expressar bem diante de outras pessoas. Com a ajuda do fonoaudiólogo isso pode ser sanado com mais brevidade, evitando consequências do tipo. Ademais, esse profissional é imprescindível para que as mães, pais e responsáveis tenham um diagnóstico adequado sobre a audição e fala de bebês e crianças. Ao fazer a visita ao fonoaudiólogo é possível identificar se a criança sofre de algum tipo de deficiência e então tratá-la da maneira mais rápida possível.
Entre outras vantagens, se você é mãe, mãe ou é familiar de um bebê ou criança que ainda não visitou um profissional de fonoaudiologia, saiba que talvez esteja na hora de fazer isso! Afinal, não há nada a perder, apenas benefícios a ganhar ao ter o acompanhamento desse médico especialista.