Envie seu currículo para
5 dicas para ter um bom currículo e como conquistar um novo emprego
Uso de palavras-chave
O envio de currículo personalizado aumenta consideravelmente a chance dele ser lido pelos recrutadores. Como afirmado anteriormente, o RH recebe centenas de currículos por dia, então você precisa pensar como o RH. Se a vaga tem algumas características e pré-requisitos, é importante personalizar o currículo com as palavras-chave que estão sendo solicitadas.
Tamanho e tipo de arquivo
O mais recomendado é enviar os CVS em PDF pelo fato de não ser editável e passar também uma imagem mais profissional. Em relação ao tamanho, é ideal que todas as informações estejam disponíveis em uma página – no máximo duas. “Mais do que isso é sinal de que o currículo não é objetivo e, portanto, tem boas chances de não atrair os recrutadores”.
Insira as redes sociais no documento
Não se enganem, as empresas querem conhecer o perfil dos candidatos pelas redes sociais. Quanto mais fácil e transparente você for, melhor. A pessoa pode não querer que a companhia lhe ache ou até mesmo fechar o perfil, mas precisa saber que o mundo hoje é aberto. Elas vão procurar e, portanto, é importante ter um perfil apresentável para os RHs.
Busque informações sobre a companhia
Pesquise muito sobre a empresa em que tem interesse em trabalhar. Se você consegue identificar os valores e personalizar essas informações no seu currículo, será bem visto. Também, busque entender melhor a demanda da empresa para que consiga se preparar para uma futura entrevista.
Dica extra
Outra ação solicitada por algumas companhias é o envio de um vídeo currículo. Elas têm tomado essa iniciativa como uma forma de filtrar rapidamente quem realmente possui interesse pela oportunidade. Quando solicitado, prepare um vídeo de 2 minutos falando um pouco sobre você, objetivos profissionais e os motivos que levaram a se candidatar pela oportunidade.
“No caso não há importância se o candidato ler um papel durante o vídeo, afinal o papel do RH não é julgar sua capacidade artística, mas a capacidade de comunicação e a clareza das ideias”,